terça-feira, 31 de julho de 2012

Franceses Param de Vender Vinhos Californianos Contra Proibição de Foie Gras



Desde 1º de julho, quando a venda de foie gras foi proibida na Califórnia, os comerciantes de vinho do sudoeste francês tiraram os vinhos californianos das prateleiras como uma forma de protesto.

"As proibições nos EUA já tinham afetado nossos vinhos e nossos queijos, e agora afetou o nosso foie gras", disse o gerente regional do grupo de negociações Fédération des Cavistes, Michel Laporte.

O foie gras é uma das iguarias francesas mais famosas, feito com fígado de ganso ou pato super alimentado. A Califórnia segue o exemplo de países como Inglaterra, Turquia e Israel, que já não vendem mais o alimento por causa da forma como é obtido. O animal, imobilizado, recebe altas doses de ração através de um tubo durante cerca de duas semanas, até que o fígado fique seis vezes maior que o normal.

"O volume de vendas do foie gras na Califórnia é de apenas 4%. No entanto, vamos defender a nossa herança, mesmo que seja apenas um gesto simbólico", completou Laporte. Os comerciantes franceses que vendem o produto em conjunto com os produtores americanos de foie gras realizaram ações antes do governo da Califórnia.


terça-feira, 24 de julho de 2012

Ética de Consumo


Nos tempos atuais, tendemos a levar em conta a questão de sustentabilidade, fato. Mas não pensamos em um processo como um todo.


Esse vídeo, em inglês, é um excelente exemplo onde a cadeia deixa de ser sustentável por conta dos fatores humanos. Chamado de Behind the Kitchen Doors (Por trás das portas da cozinha), foi feito pelo movimento ROC-United e é organizado para exigir melhoras nas condições de trabalho da indústria alimentícia norte americana.



terça-feira, 17 de julho de 2012

Ferran Adrià Pretende Abrir um Restaurante Japonês




Pelo twitter, uma colaboradora de Ferran Adrià, anunciou que o chef pretende abrir um restaurante nikkei, em Barcelona, na Espanha.

A divulgação confirma uma declaração feita pelo chef espanhol em entrevista ao site Eater, no ano passado. Na ocasião, Adrià disse que nos últimos cinco ou seis anos, o Japão influenciou muito sua culinária.

Desde o fechamento do restaurante El Bulli, em julho do ano passado, o chef já disse que pretende abrir um restaurante mexicano, também em Barcelona, além de um bar em Londres, no ano que vem.

O restaurante nikkei seria o terceiro estabelecimento de Adrià em parceria com seu irmão, Albert. O Tickets Bar e o 41 Grados também funcionam na cidade espanhola.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Chef do McDonald's Ensina a Fazer Big Mac em Casa




O chef executivo do McDonald’s, Dan Coudreaut, publicou um vídeo no YouTube respondendo à dúvida de alguns clientes: do que é feito o molho especial do Big Mac? Para respondê-los, ele preparou o lanche com ingredientes que podem ser facilmente encontrados em casa.


Para o molho: relish de pepino, maionese, mostarda, vinagre de vinho branco, alho em pó, cebola em pó e páprica. Na montagem: cebola picada, alface picada, picles picado, queijo e hambúrguer de carne (ele não fala como foi feito, apenas diz que é 100% carne bovina moída (ha ha ha ha, desculpe, não resisti, na verdade, pode até ser 100% bovino, afinal, as cartilagens, gorduras, vísceras e raspas de ossos também vêm do boi) como os hambúrgueres do McDonald’s. Esses são os ingredientes citados no vídeo.

fonte GALILEU

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Vinho de 3000 Anos é Achado na China


De acordo com a agência de informações Xinhua News, um vinho de três mil anos foi descoberto na China. Os arqueólogos acharam a bebida, ainda em estado liquido, em um recipiente enterrado em uma tumba na montanha Shigushan, em Baoji, na Província de Shaanxi.

A tumba é da Dinástia Zhou, de 1046 a 771 A.C. segundo o líder do projeto, Liu Jun, que também é diretor da equipe do Instituto de Arqueologia de Baoji. Ele disse que o recipiente, um dos 6 descobertos na tumba, ainda não foi aberto, mas é possível perceber o líquido quando chacoalhado.

De acordo com o relatório, a descoberta mais importante na tumba, foi uma placa de aviso, que lembrava os cidadãos de beberem com moderação, já que durante a Dinástia Shang, antes da Dinástia Zhou, o vinho se tornou um símbolo de corrupção e excesso.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Nigella Lawson e Anthony Bourdain se Unem em Novo Programa



Pela primeira vez Nigella Lawson e Anthony Bourdain se unem em um único programa. Chamado "The Taste" (O gosto, em português). O programa será transmitido em oito episódios pela rede de televisão norte-americana ABC.

Conhecidos por seus programas de gastronomia, os apresentadores estão na produção do reality show que pretende inovar com uma competição entre os melhores chefs dos Estados Unidos.

Selecionados em Los Angeles, Nova Iorque e Chicago, os cozinheiros terão um mentor culinário reconhecido mundialmente.

Os mentores ainda não foram divulgados, e também, ainda não se sabe se Bourdain e Nigella estarão entre eles.

Durante o programa, os participantes serão submetidos a provas individuais e em grupo, com pratos que serão avaliados por um júri.

Depois de orientar e avaliar, a equipe vai decidir quem sai do programa, que ainda não tem de estreia anunciada.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Gastropubs de Madrid dão Nova Cara á Gastronomia Espanhola




Crises econômicas são capazes de derrubar políticos, gerar cortes profundos e causar mudanças de hábitos. Porém basta entrar em qualquer um dos bares descolados de  Madri para concluir que a regra não vale quando o assunto é alta gastronomia.

A mais nova mania gastronômica de Madri são os gastrobares, ou gastropubs. São estabelecimentos com receitas que fundem a cozinha de autor e os tradicionais aperitivos espanhóis em um mesmo prato servido sempre em ambientes modernos.

O Estado Puro (www.nh-hoteles.es)  inova com receitas como a 'tortilla século 21'. Os ingredientes são os mesmos –basicamente ovos e batatas- mas a preparação surpreende: servida em uma taça de Martini, o prato é a versão líquida da típica omelete espanhola preparada em três camadas diferentes de cebola, ovo e espuma de batata.

Cozinha tradicional revisitada também faz parte do La Gabinoteca (www.lagabinoteca.es), outro gastrobar madrilenho que aposta, e forte, na gastronomia de autor.

Com entradas concorridas como a salada de maionese de milho e a porção de tomates Raf (tipo especial de tomate bastante comum na culinária espanhola), o cardápio do La Gabinoteca surpreende com opções como o potito. Servido em um pote como as clássicas papinhas para bebês, trata-se de um creme de batata cozido com alho-poró e manteiga por 35 minutos acompanhado por lâminas de batatas fritas, um ovo e pasta de trufa. Tudo preparado em banho-maria dentro do próprio potinho.

Em Madri, nem os mercados conseguiram passar ilesos à onda gourmet que tomou a cidade nos últimos anos.

Inaugurado em 2009, o San Miguel (www.mercadodesanmiguel.es) é conhecido por sua alta qualidade de produtos e a variedade de boxes com produtos da culinária mediterrânea, especiarias, massas frescas e pratos espanhóis semi-prontos assinados pelo chef Senén González, como a 'tortilla de batatas', vencedora do 12º Campeonato espanhol de tortillas.

Seguindo a onda madrilenha de inauguração de mercados para comer com os olhos, o San Antón (www.mercadosananton.com) é atração no boêmio bairro de La Chueca e que funciona como um centro gourmet que vende produtos e pratos prontos para a elaboração de uma típica refeição espanhola, da entrada até a sobremesa.  

Ao todo, mais de 20 estabelecimentos expõem produtos com uma precisão artística digna de exposição.

Assim, com criatividade e sem medo de repetir receitas antigas, a tradicional gastronomia de Madri se torna uma das opções mais atuais do Velho Continente.

fonte UOL

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Restaurante é Negócio, Não a Sala de Jantar de Casa - Josimar Melo

Esse texto é ligeiramente antigo, mas diz toda a verdade sobre o mundo dos negócios de restaurante.




É BACANA ABRIR UM NEGÓCIO POR PAIXÃO. O PROBLEMA É QUANDO A PESSOA ESQUECE QUE É UM NEGÓCIO

Todo tipo de negócio tem as suas especificidades e as suas vicissitudes. Mas, quando se trata de restaurantes, acho que a coisa é ainda mais peculiar, o que pode explicar essa incrível taxa de fracassos.

A maioria das empresas, pequenas ou grandes, abre porque há um empreendedor disposto a ganhar dinheiro (não perder), e por isso costuma ser alguém que conhece o ramo, tem experiência e se cerca de profissionais capacitados.

Com restaurantes, nem sempre é assim. Muitos que debutam na área investem seu dinheiro pensando em coisas de outra ordem -o glamour da empreitada, a suposta diversão de poder receber amigos, além da deliciosa possibilidade de ter cozinha profissional para exercitar seu hobby: cozinhar.

É bacana abrir um negócio por paixão. O problema é quando a pessoa esquece que é um negócio, que ali não será a acolhedora sala de jantar de sua casa, mas, sim, uma empresa complicadíssima, com todos os problemas de qualquer empreendimento (obras, fluxo de caixa, impostos, pessoal, público), sendo que não há um diretor (financeiro, RH, corporativo etc.) para cada área.

Ou seja, como pequena empresa, é o coitado que terá que se encarregar de tudo: administrar o dinheiro, driblar os impostos, demitir o gerente que está roubando (depois enfrentá-lo na Justiça do Trabalho), sorrir para o cliente idiota que quer o peito de pato beeeem passado... e ainda criar, cozinhar, servir com alegria suas iguarias!

Claro que esses estabelecimentos não prosperam, tornam-se um martírio para o dono novato e fecham logo.

Para engordar ainda mais a estatística dos fechamentos, há outro tipo de estabelecimento. São aqueles mistos de restaurante, bar e lounge em geral abertos por playboys endinheirados já com a intenção de fechar logo.

A ideia é que durem apenas um ano ou uma temporada, bombem, vendam champanhe a preços estratosféricos (o público acha bom, porque assim "pobre não entra") e basta. Nesse curto período, o dono embolsa grana, no momento em que a casa é novidade cheia de mauricinhos; e em seguida a fecha ou passa adiante. É uma morte anunciada.

São características próprias, bem particulares, do negócio restaurante. E que não devem existir em muitas outras áreas.

Você imagina, por exemplo, alguém abrir um posto de gasolina, uma oficina mecânica, uma loja de roupas, uma escola de línguas, um cabeleireiro, um supermercado porque acha glamouroso, bacana para receber amigos? Ou com o intuito de tocar por um ano e depois jogar no lixo?

Josimar Melo - jornalista,
crítico de gastronomia da Folha de S.Paulo

terça-feira, 3 de julho de 2012

Os Pratos Mais Caros do Mundo

Alguém tem coragem de pagar pequenas fortunas por um super prato?

Acompanhem a lista dos dez pratos mais caros do mundo, em ordem crescente.

R$ 300,00 Cachorro Quente.


O cachorro-quente mais caro do mundo é vendido em Sacramento, na Califórnia, no Capitol Dawg. Introduzido no cardápio em maio de 2012, o sanduíche possui, além de pão e salsicha, grãos de mostarda francesa, maionese de alho e ervas, cebolas salteadas, bacon defumado, queijo sueco, tomate picado, geleia de cranberries, óleo de oliva, manjericão, aceto balsâmico e pimenta fresca. O sanduíche sai por US$ 145, ou seja, algo em torno de R$ 300.

R$ 400,00 Sopa


A cumbuca de sopa mais cara do mundo é servida pelo restaurante Mayfair Kai, de Londres. Por R$ 400, você poderá provar a chamada Buddha Jumps Over the Wall, que contém cogumelo japonês, pepino do mar, vieiras, carne de tubarão, frango e porco, presunto e ginseng. Devido à sua natureza única, é necessário que se encomende a iguaria com cinco dias de antecedência.

R$ 612,00 Sanduíche


Servido no Serendipity 3, em nova York, o Le Burger Extravagante é temperado com salish alderwood defumado, coberto com queijo cheddar – fabricado na Inglaterra, contém raspas de trufas negras, um ovo de codorna frito. É servido em um pão com trufa branca, coberto com um blini, natas, caviar exclusivo, amanteigado de nozes. O prato custa nada menos que US$ 295, o que corresponde a R$ 612.

R$ 2000,00 Omelete


A omelete mais cara do mundo é servido no Norma’s Restaurant, no Hotel Le Parker Meridien, em Nova York. O Zillion Dollar Lobster Frittata custa US$ 1 mil, o que corresponde a aproximadamente R$ 2 mil. O prato contém 280g de caviar, meio quilo de lagosta, cobertos com ovos e batatas fritas.

R$ 2000,00 Sundae


O Grand Opulance Sundae é servido pelo Serendipity 3, em Nova York e custa US$ 1 mil, ou seja R$ 2 mil. A sobremesa pode ser comparada a uma banana Split requintada. Baunilha de Madagascar, gotas de cacau da costa venezuelana e uma folha de ouro 23 quilates finalizam o prato. A coisa toda é apresentado em uma tigela Baccarat com uma colher de ouro.

R$ 4500,00 Shot de Conhaque


O shot de conhaque mais caro do mundo é vendido no Emirates Palace Hotel, em Abu Dhabi. Apenas 40 ml da bebida custam US$ 2.226, cerca de R$ 4.498.


R$ 4500,00. Sushi


 O combinado de sushi mais caro do mundo, segundo o Guiness Book, custa 91,8 mil pesos filipinos, que corresponde a quase R$ 4,5 mil. São cinco peças de nigiri adornados com diamantes e envolto em folha de 24 quilates de ouro produzido pelo chef Angelito Araneta Jr, no Manilla Hotel, nas Filipinas.

R$ 4500,00. Pizza



A pizza mais cara do mundo, segundo o Guiness Book, é servida em Londres, no restaurante Gordon Ramsay’s Maze. A massa fina, assada em forno a lenha e coberta com purê de cebola, pasta de trufas brancas, queijo fontina, baby mozzarela, pancetta, cogumelos raros, alface selvagem. A iguaria sai por 1400 libras, ou seja, pelo menos R$ 4,5 mil.

R$ 10500,00. Hamburguer


Criado pelo chef francês Hubert Keller, o hambúrguer mais caro dos Estados Unidos custa US$5 mil, ou seja, mais de R$ 10 mil. No restaurante Fleur, em Las Vegas, o sanduíche é chamado de FleurBurger 5000. Um suculento kobe beef, um cubo de foie gras, trufas negras, regados a molho especial são posicionados em brioche amanteigado. Como bônus, você ganha garrafa de Chateau Petrus 1990.

R$ 25000,00 (sim, vinte e cinco MIL reais). Torta de carne


A torta mais cara do mundo é vendida pelo Fence Gate Inn, em Lancashire, no Reino Unido. O prato, que está no cardápio desde 2005, custa cerca de 8 mil libras, ou seja, cerca de R$ 25 mil. Se você preferir apenas um pedaço, poderá pagar mil libras por ele. Os ingredientes são filé de carne wagyu (uma espécie de gado, criado cuidadosamente para que a carne fique o mais suculenta possível), cogumelos chineses, trufas negras, cogumelos franceses Bluefoot, molho de vinho Mouton 1982 e Rothschild. O recheio é cuidadosamente coberto por uma folha de ouro comestível.

fonte TERRA
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