terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Jamie Oliver Critica Gordon Ramsay




DailyMail
O clima anda um pouco tenso entre "realeza gastronômica britânica". Jamie Oliver, chef dócil que coleciona fãs pelo mundo inteiro, criticou Gordon Ramsay pelo tratamento desrespeitoso em relação aos indianos em seu programa Gordon's Great Scape, uma espécie de documentário que relata a viagem do famoso chef escocês à Índia.

Este programa tem 3 episódios em que Gordon foi filmado falando obscenidades às pessoas que encontrou por lá. Inclusive, ironizou um guru local que o ensinou a preparar receitas vegetarianas. Pela publicação do Daily Mail, nada de anormal foi dito, para o padrão Ramsay, obviamente.

Ele disse coisas como: "'Very good. F****** spicy" ("Muito bom. Apimentado prá c*****!", em tradução livre) sobre um prato que experimentou. Nada assustador para quem o conhece. Pena que isso tenha sido dito para uma criança de, aparentemente, 12 anos. Para uma senhora muito educada que disse que ele deveria ter usado mais temperos, soltou: "You little f*****, making me look like a t***!". Algo como "Sua p***inha, me fazendo parecer uma v****!" . Para o chef que fazia uma festa de casamento, pai do tradutor, também reservou uma das suas:  "Tell him that he's the dog's b****", ou, "Diga para ele é as bolas do cachorro.", mais uma vez em tradução livre.

Sobre o fato, Oliver disse: "Eu não ligaria se ele tivesse feito o seu trabalho direito, mas ele não fez. Ele simplesmente não mostrou respeito [pela Índia]. A coisa mais importante a fazer quando você visita outra cultura é calar a boca, sorrir e aprender tudo. Você não julga e não grita com as pessoas. Como ele ousou fazer isso?"

Oliver ainda declarou: "Quando você ama televisão e gastronomia tanto quanto eu, você percebe que grande parte das coisas maravilhosas no mundo são resultado de misturas étnicas".

O fato é que o jeito implacável e com grande uso de palavrões por parte de Ramsay pode até fazer parte do jeito moderno britânico de falar, mas do ponto de vista indiano, essas palavras e ofensas são muito sérias e inacetáveis.

Nós já assistimos o programa, inclusive este episódio, e não vimos nada demais para quem conhece o Gordon. Ele se mostrou muito feliz com a cultura indiana e muito satisfeito com tudo. Inclusive elogiou demais todos os pratos e pessoas que o ajudaram. Inclusive classificou a alimentação indiana como incrível e com muita história, dizendo que as pessoas cozinham com o coração e muito amor.

Um comentário:

  1. E o que dizer, quando Jamie Oliver veio ao Brasil, experimentou, e falou que o brigadeiro é uma porcaria? Bem que poderia, ficar quieto! Não é porque não gosto de quindim, que eu vou dizer, que é uma porcaria, por ser doce demais!!! Simplesmente, fico na minha! Acho que faltou, um pouco de classe, da parte dele, também!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...