quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Pimentão Verde, Amarelo e Vermelho


O pimentão é um fruto da família das Solanáceas, que são plantas arbustivas, como por exemplo a batata, o tomate e jiló.

É rico em vitaminas C e, quando maduros, em A também. São excelentes fontes de ferro, cálcio e fósforo. Possuem pouquíssimas calorias e aceleram a cicatrização. Previnem a arteriosclerose, controlam o colesterol, evitam hemorragias, aumentam a resistência física, combatem alergias e previnem a formação de hemorróidas.

Poucas pessoas sabem, mas os pimentões verde, vermelho e amarelo são o mesmo fruto. O pimentão verde ainda se encontra imaturo, por isso tem o gosto forte e provoca "longas lembranças" quando consumidos. Os pimentões vermelhos, amarelos e laranjas são os frutos maduros. A cor depende da variedade. Têm sabor mais suave e adocicado e custam muito mais do que os pimentões verdes. Os pimentões roxo e creme, por sua vez, nascem com a mesma cor de quando estão maduros.

O pimentão tem sua produção no auge entre agosto e novembro, que é quando conseguimos os frutos mais maduros, com maior qualidade e melhor preço. Mas com o cultivo em estufas, temos acesso a ele o ano inteiro.

Por ser do gênero capsicum, o mesmo das pimentas, o pimentão é a referência zero na Escala Scoville. Essa escala mede o nível de intensidade e ardor das pimentas e são relativas à quantidade de Capsaicina, que é a substância alcalina responsável pelo ardor.

fonte EMBRAPA

24 comentários:

  1. nao sei como vcs conseguem comer pimentao e ruim d+

    ResponderExcluir
  2. Uma vez ouvir dizer que cada pimentão tem sua semente, o verde não amadurece e fica vermelho ou amarelo e também qdo o pimentão está meio verde meio vermelho dizem que são dois tipos de sementes plantados. gostaria de saber se isso é verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, todos os pimentões vêm da mesma semente, a diferença de suas cores dependem do tempo de maturação da fruta. Obrigado pela pergunta!

      Excluir
  3. E os pontos negativos do pimentão ???
    Ex: Doenças que podem causar...
    E sem contarr o gosto Horrivel !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu não sei as doenças mas algo que pode causar é Dor de cabeça e enxaqueca :/

      Excluir
    2. como assim doenças?? nossa, falar isso é um absurdo, pimentão é super saudável

      Excluir
    3. Claro..quando produzido com agrotóxicos pode ser nocivo.
      Recomendação: "O veneno está na mesa" ;)

      Excluir
    4. Adoro pimentão, como todo dia, alimentos de gente que não tem frescura, o amarelo é o melhor, cru com azeite e pimenta do reino .

      Excluir
  4. Adoro pimentão bem vermelho, lavo bem e como puro inteiro, bem fresquinho é crocante , levemente adocicado, refrescante =)muito saudavel

    ResponderExcluir
  5. Sério que existe gente que não gosta de pimentão? E esse comentário sobre pimentão causar doenças, o que é isso?? Nossa, quanta gente ignorante.

    ResponderExcluir
  6. Vivo nos Açores, Portugal. Nunca vi nesta região pimentão roxo, como obter as suas sementes? Gostava de experimentar a cultiva-lo!

    ResponderExcluir
  7. Adoro pimentão! Como ele puro e dá uma diferença (boa) na comida 🍲

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual vc indica pra fazer com carne moída? Nunca comi e queria testar kkkk

      Excluir
  8. Gosto de pimentão no sanduiche junto com cebola @.@

    ResponderExcluir
  9. Gente parem de ser ignorantes e vão fazer um teste alérgico. Existem pessoas que não toleram algum composto do pimentão, assim como cebola dentre varios condimentos. Isso é particularidade de minoria, pois a grande maioria não sente nada, somente benefícios. Valeu

    ResponderExcluir
  10. Vai uma receitinhas deliciosa aí: um tomate, um sexto de pimentão amarelo, um sexto de verde, quatro centímetros de um pimentão. Cortar tudo em retângulos bem finos. Por uma colher de azeite, algumas gotas de limão, sal a gosto. Se gostar pode picar bem fino um dente de alho. Para uma pessoa. Duvido q após vc não vá gostar de pimentão.

    ResponderExcluir
  11. Vai uma receitinhas deliciosa aí: um tomate, um sexto de pimentão amarelo, um sexto de verde, quatro centímetros de um pimentão. Cortar tudo em retângulos bem finos. Por uma colher de azeite, algumas gotas de limão, sal a gosto. Se gostar pode picar bem fino um dente de alho. Para uma pessoa. Duvido q após vc não vá gostar de pimentão.

    ResponderExcluir
  12. É verdade que existe pimentão macho e fêmea e que o sabores alteram de acordo com o sexo?

    ResponderExcluir
  13. Engraçado, minha avó planta pimentão até hj, ele fica verde, vermelho e apodrece. Kkkkk o amarelo é geneticamente modificado.

    ResponderExcluir
  14. Engraçado, minha avó planta pimentão até hj, ele fica verde, vermelho e apodrece. Kkkkk o amarelo é geneticamente modificado.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...